Porque escolher um Vinho de Mesa de uvas americanas?

Atualizado: 9 de Dez de 2020

Porque com todos os vinhos finos disponíveis eu deveria escolher um vinho de Vitis Labrusca ou de uvas americanas?

Em 2020 a grande maioria do consumidor de vinho brasileiro ainda é formado por apreciadores do vinho de mesa americanos. Talvez seja pela pela facilidade de consumo, ou pela facilidade de harmonização à comida do dia a dia.

A cultura de consumo desses vinhos iniciou no período de colonização, onde as uvas Vitis viníferas (para a elaboração de vinhos finos) eram mais suscetíveis a doenças e as Vitis labruscas (para a elaboração de vinhos de mesa americanos) eram muito mais resistentes, adaptando-se assim com facilidade na região. O Brasil é um dos únicos países do mundo que permitem o consumo de vinhos elaborados com estas uvas, e esse vinho cada vez mais vem se mostrando um produto de qualidade.

Mas então qual o motivo que encontro para querer degustar os vinhos de mesa? Não é mais fácil seguir o mesmo padrão que todas as pessoas buscam? Mas e qual é a graça disso? A graça é justamente quebrar pré-conceitos, ultrapassar barreiras e entender que a vitivinicultura brasileira está tão avançada que temos sim produtos de excelente qualidade independente de qualquer estilo de vinho que se está procurando.

Muitas vezes você pode não gostar de um Cabernet Sauvignon, ou de um Merlot, mas isso não quer dizer que você não gosta de vinho. Às vezes você precisa desses produtos de estrutura leve, aromas simples e adocicados para começar a acostumar seu paladar com a infinidade de experiências que o vinho pode lhe oferecer.

Não tem nada melhor do que o cheirinho de um quentão no inverno... Ou um drink fresco e colorido no verão... E tudo isso podemos fazer com Vinho de Mesa! E se for Primo Fior então, muito melhor!



Hoje, você consegue encontrar vinhos de mesa de grande qualidade e com uma elaboração cuidadosa que consegue extrair destas uvas produtos, não tão complexos, mas de leveza surpreendente. E, em um país tão tropical é exatamente o que harmoniza! Imagine um belo dia de praia e um Ornatus Rosé Primo Fior gelado... Chega a salivar!

E quer mais um motivo? Então anota aí:

Sabe aquela taça que você provavelmente esqueceu em casa ( e agora está aproveitando o sol e a areia à beira mar)? Então, pode abusar nos copos de diferentes cores, estilos, e designers!!! Pode chamar isso de liberdade! Os vinhos de mesa, assim como, na verdade, todos os vinhos brasileiros não devem ser complicados e cheio de regras, eles devem ser momentos alegres, conversas boas e sorrisos cativantes que compartilhamos com aqueles que nos fazem bem!


Acesse aqui o nosso site e conheça as nossa linhas Vinhos de Mesa americanos e a tão adorada Ornatus!

Abuse da sua criatividade, cozinhe, faça drinks, beba! Mas não deixe de apreciar todas as possibilidades que o vinho brasileiro pode oferecer! Saúde!


As fotos são do Unsplash.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo