Outono de cores quentes e vinhos que nos aquecem!

O começo do outono marca uma época de temperaturas mais amenas e pede vinhos que nos levem de volta ao calor da estação anterior.

O outono já está batendo na nossa porta! A partir do dia 20 de março, até 21 de junho, quando começa o inverno no Brasil, o calor do verão dá lugar a um clima mais ameno, temperaturas mais frescas e com isso, as paisagens e o entorno das vinícolas também mudam.


As folhas ganham os mais diversos tons de amarelos e alaranjados, não somente nas videiras, mas em todas as plantas que compõem as paisagens sulinas. É, nada mais nada menos, do que o prelúdio do inverno que está por vir. O azul do céu muda de tonalidade e o vento já começa a soprar mais rigoroso.


Quer mais? Um delicioso vinho de médio corpo para acompanhar essa visão é o que precisamos!


Em estações extremas como inverno ou verão a escolha dos vinhos fica mais "fácil": refrescantes no verão ou encorpados no inverno, para aquecer o corpo que reclama da falta de calor. É nos 'meios' que mora a incerteza, cujo motivo está na inconstância climática e muitas vezes, na falta de confiança do consumidor em relação aos rótulos presentes nas prateleiras.


Mas e como resolver este inconveniente de uma vez por todas?


Simples: um bom vinho é capaz de modificar completamente uma experiência vivida. A escolha de um vinho que traduza todos os aspectos que se esteja vivenciando em cada gole que sorvemos é uma das melhores experiências que podem existir.


Para o outono, aposte todas as fichas em vinhos de médio corpo: você vai arrasar! O motivo? Com a diminuição da temperatura, os pratos da culinária começam a apresentar mais estrutura, além disso, esses vinhos de médio corpo têm características mais suaves, são vinhos mais macios e com taninos mais equilibrados.


Quais as cultivares mais aconselhadas?


Normalmente rótulos elaborados a partir de Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère e Syrah apresentam bons exemplares de vinhos de médio corpo. Nos brancos, opte por aqueles com passagem por madeira. Eles não irão te decepcionar! Pode ser a rainha das uvas brancas, a Chardonnay. São vinhos excelentes para a estação.


Quanto a aromas prefira vinhos com boa intensidade, com notas de frutas maduras e especiarias, notas de cacau, tabaco e café, aromas provenientes de passagem por barricas de carvalho. São vinhos que apresentam boa presença em boca, taninos macios e certo frescor.


As harmonizações com esses vinhos fica por conta dos alimentos mais quentes e de alimentos típicos da estação. Alguns exemplos são:

  • Creme de batatas,

  • Nhoque,

  • Camarão na moranga,

  • Caldo de mandioca e de mocotó,

  • Abobrinha,

  • Batata-doce,

  • Quiabo,

  • Berinjela e

  • Pinhão.

Todas essa dicas foram resumidas em três dicas básicas para facilitar seu entendimento:

  1. O ideal são vinhos com um pouco mais de corpo - médio corpo são os ideais;

  2. Escolha aqueles com maior intensidade de aromas tanto em boca, quanto em olfato;

  3. Abuse nas harmonizações com pratos e ingredientes da estação.

O outono é uma estação linda! É nosso dever aproveitar e curtir tudo o que ela pode nos oferecer. A Primo Fior te ajuda a regar esses bons momentos com nossos produtos! Passa no nosso site e conheça um pouco mais da nossa história!


Gostou do post? Curte e compartilha com teus amigos! Tenho certeza que eles vão adorar conhecer esse lado da estação.

Escrito por Maria Lúcia Fraron - enóloga.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo