Já conhece os vinhos Bag-in-Box?

Atualizado: Fev 24

Não?? Então vem com a Primo Fior descobrir suas vantagens!

No dia-a-dia, uma das desculpas mais utilizadas para a falta de consumo de vinho é que, se aberta uma garrafa e não consumida nos dias seguintes, ela precisa ser descartada pois, o vinho acaba perdendo suas propriedades certo?

Para outros, quando fala-se em vinhos, logo vem na mente uma bela imagem de um vinho caríssimo, mas, não são todos que podem adquirir essa tão imaginada garrafa. Para você, que se identificou com as situações acima, temos a solução!


O que é o BiB?


BiB é, na verdade a abreviação para a embalagem Bag-in-Box.

O conceito dessa embalagem já existe no mercado há algumas décadas, mais precisamente desde 20 de abril de 1965, criado por Thomas Angove - enólogo de Renmark e, na data acima citada, a criação foi patenteada pela sua empresa.

O modelo inicial era basicamente uma bexiga de polietileno protegido por uma caixa de papelão ondulado para venda no varejo, onde, para consumir o produto, era necessário romper a lateral da bexiga e posteriormente fechá-lo com uma cavilha especial para este propósito. Isso aconteceria até meados dos anos de 1967, quando o inventor australiano Charles Malpas e Penfolds Wines patenteou uma torneira plástica hermética, tornando o armazenamento mais conveniente.


Tamanho, Funcionamento, Durabilidade de produto e suas vantagens

Hoje no mercado são encontradas essas embalagens nos mais diversos tamanhos, entre eles estão as quantidades de 3 e 5 litros, sendo esses os mais comuns nos mercados. O sistema BiB é basicamente uma caixa externa de papelão, onde em seu interno se encontra uma bolsa - normalmente de plástico - cheia da bebida, com uma torneira que despeja o líquido na quantidade desejada pelo consumidor.

Uma das maiores vantagens do produto é com certeza a durabilidade do produto que varia de 30 dias até, em alguns casos, 45 dias após aberto. Isso se deve, em parte, a sua estrutura de armazenamento e da torneira que minimiza o contato do vinho com o oxigênio externo na hora de servir, reduzindo assim a velocidade de oxidação por muito tempo. Ah e sem contar na proteção contra luz, já que se mantém dentro da caixa, no escuro, com incidência muito baixa dos raios que normalmente degradariam a cor e estrutura do produto.

Se a vantagem acima ainda não te convenceu dos motivos dessa embalagem estar caindo no gosto dos consumidores de vinho pelo mundo afora, resumimos abaixo mais algumas delas para, definitivamente, te convencer:

  • Ela é uma embalagem que não quebra facilmente;

  • De grande facilidade de transporte, tornando-se assim um ponto positivo tanto para o distribuidor quanto para o consumidor final;

  • Pensando no meio-ambiente, essas embalagens podem ser produzidas por material reciclado;

  • Além de ser uma embalagem 100% reciclável;

  • São de baixo custo para a casa produtora e consequentemente reflete para o consumidor também;

  • Incríveis para piqueniques, festas ao ar livre, casamentos externos, sem falar na praia;

  • Sabe aquelas garrafas pesadas de vidro? Pois é, com o BiB pode dar adeus para até 40% daquele peso.


Dica Bônus Primo Fior:

Está sem saca-rolha em casa? O Bag-in-Box dispensa muitos dos acessórios utilizados com as garrafas!


A Primo Fior conta com 05 produtos na embalagem Bag-in-Box:

Corre e escolhe os seus para deixar seu dia-a-dia ainda mais receptivo e sustentável! Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Bag-in-Box? Deixa nos comentários suas experiências e o que pensa sobre esse tipo de embalagem! Estamos curiosos para conhecer vocês um pouco mais!

Escrito por Maria Lúcia Fraron -enóloga.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo