Festas Juninas e vinho!

Vem com a Primo Fior pular a fogueira e harmonizar seus vinhos preferidos com as festas juninas de nordeste à sul do país!

Rapidamente o ano de 2021 chega na metade e é hora de se jogar no arraiá! Com as boas -vindas do inverno nesse finalzinho do mês no sul do Brasil, nada melhor do que uma pipoca e um quentão para nos aquecer. É só começar a lembrar de todas essas delícias que já começa a dar água na boca! Já por outro lado, canjica, biscoito de polvilho e bolo de milho são as delícias que a estação das chuvas guarda para quem pula São João no nordeste brasileiro.


Você sabe a origem das festas de Junho?

Essas festas, a de Santo Antônio - no dia 13.06, dia de São João - no dia 24.06 e a de São Pedro - no dia 29.06, tiveram suas origens nos campos rurais da Europa com o intuito de celebrar rituais para comemorar a chegada da época de fertilidade dos solos, já que no hemisfério Norte, neste período equivale à chegada do verão.


Vamos falar de Festas Juninas e Vinho?

Já aqui no Hemisfério Sul, as temperaturas estão cada vez mais baixas e combinam perfeitamente com todas as receitas quentinhas do inverno. Da mesma forma, com os dias mais chuvosos, porém de temperaturas não tão frias, no Nordeste do País é possível abusar das sangrias e bebidas mais frescas a base de vinho.

Se é possível harmonizar vinho com pipoca? Já pode preparar a panela, que lá vem dica boa!


Você achou que o quentão (vinho quente) iria ficar de fora?

O quentão é uma das bebidas mais lembradas em festas juninas, aquele aroma de cravo, canela e vinho preenchendo o ambiente... é nostalgia pura. Essa bebida consiste em adicionar ao vinho especiarias e frutas, normalmente adocicada.



Para climas mais quentes: sangrias são sempre bem-vindas!

A dica para essa receita é apostar em vinhos mais ácidos e com taninos muito leves, para esses tipos de bebidas à base de vinhos tintos e brancos, adiciona-se sumo e pedaços de frutas e açúcar, além de muito gelo!

Harmonizações imperdíveis:

Nesse período é inegável a diversidade de aromas e sabores que estão presentes na mesa do brasileiro, e para isso separamos algumas dicas para fazer sua experiência ainda melhor.

  • O clássico cuscuz, com carnes e vegetais, ovos e massa à base de farinha de milho e algumas variações com toques picantes, harmonizam muito bem com vinhos brancos e rosés;

  • Caldo verde, feito com couve e linguiça fica ótimo quando acompanhado de tintos macios;

  • Aquela pamonha salgada e tão bem recheada, fica ainda melhor se harmonizada com um tinto leve ou até mesmo um espumante;

  • Não podia faltar a pipoca não é mesmo? Uma infinidade de tipos, a pipoca precisa de um vinho que suporte seu peso de sabor ao paladar, vinhos como Chardonnay de médio corpo e espumante branco Brut são ótimos acompanhantes para este prato;

  • E sabe aquele pé-de-moleque docinho e crocante? Já provou ele com um vinho tinto suave da Primo Fior?

E aí pronto para se jogar nas comemorações das festas juninas? Mesmo que ainda em tempos difíceis, comemore com sua família em casa! Queremos ver suas harmonizações: compartilhe conosco suas experiências nas nossas redes sociais. Fique bem e deguste sempre bons vinhos!

Escrito por Maria Lúcia Fraron - enóloga.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo