Espaguete com Cogumelos


Já que nossa dica especial da semana foi sobre o vinho Merlot, que tal preparar essa receita de massa super prática e saborosa pra harmonizar com seu Primo Fior Merlot favorito?

O molho fica pronto no intervalo entre a água ferver e a massa cozinhar! Bóra colocar a mão na massa com a Primo Fior!!! Anota aí:


INGREDIENTES

  • 200 g de massa fettuccine

  • 1 xícara (chá) de cogumelos shiitake (50 g)

  • 1 xícara (chá) de cogumelos shimeji (50 g)

  • ½ xícara (chá) de cogumelos-de-paris (80 g)

  • 1 dente de alho

  • 50 g de manteiga

  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco

  • salsinha picada a gosto

  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

  • queijo parmesão a gosto


PREPARO


  1. 1. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver.

  2. 2. Enquanto isso, limpe os cogumelos-de-paris e os shiitakes com um pano úmido – não lave em água corrente nem deixe de molho, eles absorvem a água e perdem o sabor.

  3. 3. Corte e descarte o talo do shiitake; corte e descarte a base dos talos do shimeji – essas partes são mais duras e fibrosas.

  4. 4. Corte os shiitakes e os cogumelos-de-paris em fatias médias e divida o shimeji em ramos.

  5. 5. Descasque e pique fino o dente de alho.

  6. 6. Lave, seque e pique fino a salsinha.

  7. 7. Assim que a água ferver, acrescente 1 colher (sopa) de sal e junte o macarrão. Misture e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. Enquanto isso, prepare o molho.

  8. 8. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte o alho picado fino, e os cogumelos fatiados.

  9. 9. Tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por 3 minutos, até os cogumelos ficarem dourados e macios. Regue com o vinho branco e misture bem. Desligue o fogo e misture a salsinha picada a gosto.

  10. 10. Quando a massa estiver al dente, escorra a água e reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento do macarrão.

  11. 11. Transfira o espaguete para a frigideira com o molho de cogumelos e adicione, aos poucos, a água do cozimento, para deixar o molho mais fluido.

  12. 12. Sirva a seguir com queijo parmesão a gosto.

Dica Primo Fior Se preferir, faça a sua própria combinação de cogumelos, mantendo a quantidade total de cerca de 150g. Pode ser só o paris, só o shimeji ou outras combinações. Ah e claro, sirva com um Merlot Primo Fior! Pode ser o Master ou o Varietal, os dois são deliciosos e harmonizam perfeitamente com este prato. Receita adaptada do site: panelinha.com.br

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo