Blanc de Blanc? Você sabe o motivo desse nome? Venha conosco e descubra!

Atualizado: Mai 3

Com a grande diversidade de produtos no dia a dia, alguns termos acabam chegando ao mercado muito antes que nós apreciadores consigamos acompanhar. Esses termos são utilizados normalmente para informar ao consumidor alguma característica específica de composição ou elaboração dos vinhos e espumantes. Vamos conhecer hoje o termo Blanc de Blanc?


A etimologia da palavra "Blanc" vem do alemão e significa "branco". Sendo assim a tradução literal da expressão seria "Branco de Branco", porém não utilizamos a tradução para tal expressão, fazendo o uso da terminologia original "Blanc de Blanc" nos vinhos produzidos de acordo com o necessário para obter esta denominação.


Relativamente jovens no Brasil, essa denominação vem para trazer um pouco mais de entendimento sobre as cultivares que são utilizadas na elaboração dos espumantes. Nascido em Champagne, na França, esse termo era usado para espumantes que tivessem muito próximo ou mesmo 100% de uvas Chardonnay na sua elaboração, sendo que era permitido até 0,3% de outras cultivares brancas, as quais são conhecidas como a Arbane, Pinot Gris e Pinot Blanc, além da Petit Meslier.


Hoje em dia muitas vinícolas seguem este exemplo e elaboram maravilhosos espumantes Blanc de Blancs, inclusive no Brasil. Um exemplo destes você pode conhecer aqui.


Em resumo, Blanc de Blancs, são espumantes elaborados apenas e exclusivamente com uvas brancas, principalmente 100% Chardonnay. A Dica de Harmonização Primo Fior dessa semana é harmonizar nosso Blanc de Blanc Chardonnay Brut com deliciosos aperitivos, entradas, pratos à base de cogumelos mais delicados e frutos do mar.


Para mais dicas de harmonizações conheça o Blanc de Blanc Primo Fior.

Escrito por Maria Lúcia Fraron - enóloga.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo