Ahh Páscoa... já sabe com qual vinho vai harmonizar seu chocolate?

Duas paixões do brasileiro é o chocolate e o vinho! Cada vez mais o vinho ganha o gosto do paladar e o carinho de nosso povo. E a Primo Fior, nessa época doce do ano, vai te ajudar a harmonizar essa dupla.

Nada melhor do que um pedacinho de chocolate, seja como sobremesa depois de uma bela refeição, seja como companhia para uma boa taça de vinho. Isso mesmo! Sim, sabemos que a harmonização de vinho com chocolate leva a fama de "casal complicado", mas convenhamos, duas delicias dessas? E não conseguirmos harmonizar? Ah não, não seria nem um pouco justo!


A regra é clara: Para uma harmonização ideal o vinho deve apesentar igual ou maior grau de dulçor do que o chocolate que será acompanhado e jamais ácido. Uma vez que o chocolate pode aumentar a sensação de acidez dos vinhos, causando uma experiência desagradável ao paladar. Outra dica é: Quanto maior for a porcentagem de cacau no chocolate, alguns vinhos harmonizam melhor do que os outros.


CHOCOLATES BRANCOS

Os chocolates brancos, são formados em sua maior parte de açúcar e gordura, pela manteiga de cacau e leite . É um dos chocolates mais doces, macios e untuosos. Portanto a regra de ouro é procurar vinhos que complementem seu sabor, principalmente através da doçura.

Uma dica infalível para esse tipo de chocolate são os espumantes moscatéis - o gás carbônico e a acidez, ajudam a limpar a gordura do paladar - e vinhos que tenham passado por fermentação malolática. Você encontra mais sobre os nossos moscateis aqui.


CHOCOLATES AO LEITE

Provavelmente um dos chocolates mais amados pelos brasileiros, o chocolate ao leite é menos doce e gorduroso que o chocolate ao leite e por isso pode ser degustado com uma maior variedade de produtos. Neste caso já podemos optar por vinhos tintos jovens ou de médio corpo que estejam com os taninos bem redondo e nada agressivos.

Temos ainda a opção de brancos com passagem em carvalho como bons Chardonnay, Viogner e Pinot Gris. Vinhos de sobremesa e moscateis também acompanham muito bem esse tipo de chocolate.


CHOCOLATES MAIS AMARGOS

Já para aquele chocolates com maior teor de cacau são aconselhados aqueles vinhos mais encorpados, com taninos densos e redondos, de aromas frutados e intensos. Cabernet Sauvignon e Syrah com alguns meses de carvalho, são ótimas opções de tintos! Quando falamos de espumantes podemos degustá-los com brut de Chardonnay e Pinot Noir, principalmente se forem elaborados pelo método tradicional - o champenoise.


Ordem de degustação.

Caso opte por degustar vários tipos de vinhos com vários tipos de chocolates, opte sempre pelo amargo por primeiro e vá de forma crescente no teor de dulçor dos degustados!


Esperamos que vocês aproveitem nossas dicas e que tenhamos deixado sua semana ainda mais doce!


UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!

Escrito por Maria Lúcia Fraron - enóloga.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© Primo Fior. Todos os direitos reservados

  • Ícone do Facebook Preto
  • Preto Ícone Instagram