NOSSA HISTÓRIA

Você está em: Nossa História
A primeira safra
A cidade de Antônio Prado, na Serra Gaúcha, foi berço de um sonho idealizado por pequenos agricultores locais, que, em 1974, fundaram a Cooperativa Agropecuária Pradense.

No ano seguinte, a região colheu uma das maiores safras de uva da história, porém, as cantinas existentes não tinham capacidade para absorver tão expressivo volume. Ainda que a jovem cooperativa não tivesse estrutura para receber as uvas, socorreu seus associados produtores, alugando uma cantina desativada e colocando-a em funcionamento em regime de emergência. Assim nascia o setor de vinicultura da COOPRADO, que já na primeira safra comercializou 1,4 milhões de litros e despertou o desejo dos associados em investir na vinícola.

Assim, em 1977 foi inaugurada a cantina própria da cooperativa e o vinho passou a ser um dos seus principais produtos. No início das operações, a venda do vinho era realizada apenas no formato granel. Aos poucos, a cooperativa iniciou no mercado de vinhos engarrafados, criando a própria marca de vinhos: PRIMO FIOR.

A escolha do nome passa pela referência à primeira flor, aquela carregada de expectativa e que recebe o olhar emocionado de quem a plantou. Também remete à expressão comumente utilizada pelos imigrantes italianos na região quando se referem ao dinheiro, “fiorin”, significando a garantia do “primeiro dinheiro”, após tanta dedicação.


PRIMO FIOR HOJE:

Com o passar dos anos, a qualificação crescente dos produtos PRIMO FIOR garantiu a ampliação do mercado e possibilitou o desenvolvimento de novas linhas. Atualmente, são 385 pequenos produtores associados que entregam oito milhões e meio de quilos de uva por ano à cooperativa, destinados à elaboração de vinhos finos, de mesa e sucos.

A enologia a serviço de seu paladar 

O constante aperfeiçoamento nos processos de elaboração dos produtos, no manejo dos vinhedos e na seleção das leveduras tem trazido bons resultados. Hoje a vinícola tem em sua família, as linhas DOM SIMÃO, ORIGINi e PRIMO FIOR  cujos produtos são elaborados a partir das tradicionais castas Isabel, Bordô, Niágara, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Moscato e Chardonnay.

Cooperativa Agroindustrial Pradense – Rua Genoveva Scotti, s/nº - Antônio Prado/RS - Telefone: (54) 3293 1309 - E-mail: adega@cooprado.com.br